2º Encontro de Ativação Regional das Estações em 2019

Com o objetivo de apoiar as equipes técnicas de Prefeituras, gestores e comunidades das Estações Cidadania na condução da mobilização social, da ocupação, gestão e infraestrutura nos municípios contemplados com o Programa, o Ministério da Cidadania realizará, por meio da equipe da Secretaria de Difusão e Infraestrutura Cultural (Seinfra), a segunda etapa do o 4º Ciclo de Ativações Regionais.

O 2º Encontro de Ativação Regional das Estações em 2019 será realizado no dia 26 de setembro das 9h às 18h, na Estação Cidadania localizada na Rua Élcio Pinto da Rosa, 78, Bairro Nova Rosa da Penha II, em Cariacica/ES

Iniciados em 2011, esses encontros representam um momento de capacitação dos gestores das Estações Cidadania em relação a diversos assuntos, como as oficinas de mobilização social, os processos de prestação de contas e a formação do Grupo Gestor Tripartite, dentre outros. Os participantes têm a oportunidade de conhecer melhor as possibilidades de inclusão nas Estações Cidadania de programas e políticas transversais de cultura, esporte e assistência social, entre outras áreas que promovam a cidadania e o desenvolvimento social, interagindo com a dinâmica desses espaços.

A programação dos encontros inclui um momento dedicado ao relato de experiências exitosas de gestão por representantes de algumas Estações Cidadania em funcionamento, bem como uma dinâmica na qual os participantes trabalham em grupos e devem propor soluções para alguns dos desafios da gestão compartilhada, da mobilização social, do uso e da ocupação dos equipamentos pela comunidade. Além de possibilitar o intercâmbio de experiências, trata-se também de uma forma de estimular a criação de uma rede regional de gestores e comunidades.

O 4º ciclo de ativações começou no segundo semestre de 2019 e se estenderá em 2020, sendo realizados pelo menos um encontro em cada região do Brasil, em cidades ainda a serem definidas.

Fonte: e-Praças

O encontro é aberto e gratuito para quaisquer interessados. O Ministério da Cidadania não arcará com despesas de deslocamento, acomodação e alimentação dos participantes.

Para inscrever-se no 2° Encontro, dia 26 de setembro, em Cariacica/ES, solicita-se encaminhar ao e-mail gestaopracas@cultura.gov.br os seguintes dados do interlocutor: nome completo; setor (poder público, 3º setor ou comunidade); telefone; e-mail; RG ou CPF; Município; UF