Lista de ganhadores Edital Residência Artística Funarte

A Fundação Nacional das Artes – Funarte – divulgou dia 29 de outubro a lista de classificação do Edital Bolsa Funarte de Residências Artísticas, que pode ser conhecida aqui.

Ao todo, serão concedidas 18 bolsas para residências artísticas de 3 meses, distribuídas nas 5 regiões do país, no intuito de promover o intercâmbio de projetos nas linguagens artísticas: música, teatro, dança, artes visuais e circo.

Capa: Projeto Costuras Errantes, proponente Ítala Isis de Araúlo

No Centro-oeste, o projeto Costuras Errantes será levado à Estação Cidadania de Catalão. Ainda no estado de Goiás, receberão residências as Estações Cidadania de Trindade e Aparecida de Goiânia, com os projetos: Oficina de Stencil e Brinquedos Sotobosque, respectivamente.

No Nordeste, os quatro proponentes selecionados levarão suas residências artísticas a Juazeiro do Norte/CE; Dias d’Ávila/BA; Nossa Senhora do Socorro/SE; e Ceará-Mirim/RN. Os projetos selecionados foram Fôlego vivo: teatro indígena; Menina, teu corpo tua história; Crias do Circo; e Do engenho de dentro: canções para o Auto de Ceará Mirim; respectivamente.

Na região Norte, a Estação de Jacundá/PA receberá o projeto Perfeita e a Corrida do Ouro: uma imersão na memória e no corpo do garimpo; a de Rio Branco/AC, Cine cartografias líquidas. A Estação de Palmas/TO receberá o projeto Plantei Bananeira, deu abacaxi.

No Sudeste, o projeto Espaço, Corpo e Performance foi selecionado para atuar em Diadema, São Paulo. O estado receberá ainda nas Estações Cidadania de São Carlos e Jundiaí, respectivamente, os projetos Trópicos identitários: imagem, processos fotográficos e impressões; e Mães-en-scène. Maricá, no Rio de Janeiro, abrigará a residência Ataque Muralista.

No Paraná, na região Sul, as estações de Pinhais e Campo Largo serão palco para residências artísticas Redesencontros e Quando o tempo é arte, respectivamente. Navegantes/SC receberá o projeto Teatro de rua, enquanto em Santa Maria/RS o contemplado será o projeto Interações brincamentosas.

Obrigatoriamente, os artistas selecionados escolheram uma Estação Cidadania-Cultura fora da região geográfica onde residem, estimulando assim a troca de experiência durante o período da residência artística.

Oportunidade: últimos dias

Terminam no dia 12 de novembro (ao meio dia) as inscrições para o edital #amorpeloBrasil, que vai premiar vídeos produzidos por jovens de 12 a 18 anos sobre iniciativas de pessoas ou projetos que tenham impactado suas comunidades. Cada um dos vencedores vai receber prêmios que variam de R$ 3 mil a R$ 20 mil.

Os vídeos devem ser produzidos com smartphones, ter duração entre um e dois minutos, e estarem publicados em plataformas gratuitas e de livre acesso, como YouTube, Vimeo e DailyMotion.

Para se inscrever e saber mais, acesse cultura.gov.br/amorpeloBrasil.

O edital completo encontra-se no link:

http://cultura.gov.br/wp-content/uploads/2019/09/Edital-Smartphone-amorpelobrasil-REPUBLICAR-final.pdf