Balanço 4° Ciclo de Ativações Regionais em 2019

No segundo semestre de 2019 a Secretaria de Difusão e Infraestrutura Cultural -SEINFRA deu início ao 4° de Ativações Regionais das Estações Cidadania – Cultura, que foram realizadas nos seguintes municípios: Aparecida de Goiânia; Cariacica e Breves

Em Aparecida de Goiânia/GO, a Ativação Regional deu-se no dia 8 de agosto com a participação de representantes de Estações Cidadania de onze municípios, de Goiás, Bahia, Minas Gerias; Pará; Rio de Janeiro e São Paulo.

Já o encontro realizado no dia 26 de setembro em Cariacica/ES contou com a participação de representantes de 12 municípios dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

Por fim, a Ativação Regional realizada em Breves/PA, no dia 21 de novembro teve um total de 38 representantes dos municípios de Breves e Parintins/AM.

3° encontro de ativação em Breves/PA. Foto: equipe SEINFRA

No total, esses encontros reuniram mais de 150 representantes de Praças de 25 municípios, em sua maioria membros dos Grupos Gestores – seja do poder público local, da sociedade civil organizada ou da comunidade. Alguns desses participantes representaram municípios nos quais as Estações Cidadania ainda não foram inauguradas.

Os encontros têm duração de 8 horas e a programação inclui um momento dedicado ao relato de experiências exitosas de gestão por representantes de Estações em funcionamento. Ainda conta com uma dinâmica, em forma de jogo, na qual os participantes trabalham em grupos e devem propor soluções para alguns dos desafios da gestão compartilhada, do uso e da ocupação dos equipamentos pela comunidade. Também são promovidos palestras e debates ao longo do dia.

Para 94% dos participantes a equipe SEINFRA superou as expectativas no encontro realizado em Breves/PA. A aprovação da dinâmica em Aparecida de Goiânia/GO foi de 100%, e os participantes relataram que o jogo atendeu ou superou suas expectativas. Já em Cariacica/ES, entre os presentes 48% relataram que os temas das palestras e debates atenderam suas expectativas, e 52% relataram que suas expectativas foram superadas com relação aos temas abordados no encontro.

Além de possibilitar o intercâmbio de experiências, as Ativações Regionais também são de uma forma de estimular a criação de uma rede regional de gestores e comunidades. O 4º ciclo de ativações continua no primeiro semestre de 2020, quando estão previstos mais dez encontros nas cinco regiões do país.