RECODE oferece cursos gratuitos fortalecendo o empoderamento digital

O Movimento Recode (https://recode.org.br/movimentorecode/) oferece cursos gratuitos com metodologia própria voltados ao uso consciente, ético e cidadão da tecnologia. As atividades visam estimular nos jovens suas possibilidades de ação e criação em benefício de um impacto positivo, fortalecendo o empoderamento digital.

O Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria de Difusão e Infraestrutura Cultural (SEINFRA), firmou Acordo de Cooperação Técnica com Comitê para a Democratização da Informática (RECODE), publicado no D.O.U em 02 de dezembro de 2019. O plano de trabalho integrante do referido Acordo tem como objetivos:

  • ​Capacitar jovens a atuarem como facilitadores/monitores dos cursos a serem oferecidos no âmbito das Estações Cidadania;
  • ​Realizar cursos do MOVIMENTO RECODE nos telecentros das Estações Cidadania;
  • ​Monitorar e avaliar a implantação do MOVIMENTO RECODE nas Estações Cidadania interessadas.

As Estações Cidadania interessadas em aplicar os cursos do MOVIMENTO RECODE nos seus Telecentros, devem manifestar formalmente interesse na parceria, comprometendo-se, automaticamente, a mobilizar e difundir a oferta entre a comunidade local para formar as turmas, bem como garantir a disponibilização dos computadores com acesso à Internet de seus Telecentros para a realização dos cursos, que deverão integrar a grade de programação dos equipamentos.

O passo seguinte será a formalização de parceria entre a RECODE e a Estação Cidadania visando à execução do plano de ações. A primeira ação será um bate-papo virtual em que será apresentada a plataforma Recode, dia 17/03, a ser acessado conforme instruções recebidas por e-mail.

Gestores interessados em receber mais instruções acerca da atividade prevista deverão encaminhar e-mail para gestaopracas@cidadania.gov.br​​

Telecentro Estação Cidadania Cultura de Santa Rosa/RS. Fonte: ePraças