PROCESSO SELETIVO FUNARTE – INSCRIÇÕES ABERTAS

Gestores, usuários, professores e voluntários das Estações Cidadania – Cultura não percam a oportunidade de concorrer no Edital de promoção das artes que está com inscrições abertas pela Fundação Nacional de Artes.

 Edital Prêmio Funarte RespirArte

Por meio do processo seletivo público nacional, a Funarte pretende incentivar 1.600 produções artísticas em vídeo, inéditas, realizadas em plataformas digitais, com prêmios de R$ 2,5 mil para cada contemplado (deduzidos os tributos). As áreas alcançadas são: circo, artes visuais, música, dança, teatro e artes integradas. A Fundação concederá 270 prêmios para cada uma das linguagens artísticas: artes visuais; dança, teatro, circo e música e 250 para artes integradas.

As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário online, em link disponível abaixo. O prazo termina dia 3 de agosto, às 17h59min. A Funarte considera para este prazo o horário de Brasília (DF).

Acesse aqui o edital

Acesse aqui o link para inscrições online


A instituição também promove em parceria com a UFRJ os Projetos BOSSA CRIATIVA – ARTE DE TODA GENTE e SISTEMA NACIONAL DE ORQUESTRAS SOCIAIS (SINOS)

No Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) reúnem apresentações e capacitação, em diversas formas artísticas e de economia criativa. O projeto integra as iniciativas do Funarte de Toda Gente e seu foco é democratização da cultura, diversidade, e difusão de todas as artes, de modo inclusivo.

Clique aqui para ter acesso às apresentações, notícias e oficinas (viola de 10 cordas e voz criativa), além de mais informações acerca do projeto. As atividades são por ora virtuais, mas o Bossa Criativa se estenderá ao longo de 2021, com festivais presenciais em nove pontos do patrimônio mundial, histórico, cultural e natural.

O Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e é sustentado por uma rede composta por dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais, com início no segundo semestre se 2020 e que seguem por todo o ano de 2021. O objetivo é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o Brasil. Esta iniciativa faz parte do Programa Funarte de Toda Gente.

Nos links abaixo é possível acessar as seguintes vídeos-aulas:

Pedagogia das Cordas » Postura de Arco.

Projeto Espiral » Oboé

Academia de Regência » História da Regência