Monitoramento e Apoio Técnico

O monitoramento e apoio técnico aos entes federados visa apoiá-los na implementação das ações de mobilização social e no planejamento da gestão em dois momentos distintos: durante a implantação do equipamento e após a inauguração.

No primeiro momento, o apoio consiste em orientar os técnicos municipais que estão à frente do processo de realização das oficinas de mobilização social, visando o alcance dos objetivos propostos, especialmente a constituição e consolidação dos Grupos Gestores, bem como garantir o registro e prestação de contas das ações de acordo com o normativo do Programa. Para tanto, tem-se trabalhado com eventos presenciais, bem como fornecimento de material de orientação.

Após a conclusão das obras, o Ministério da Cidadania passa a apoiar o município no enfrentamento do desafio inicial de estruturar a gestão das Estações Cidadania – Cultura, que inclui a previsão e garantia de orçamento público municipal para contratação de equipe, manutenção das instalações prediais, dos equipamentos e mobiliário, e promoção de programação contínua para todos os espaços, respondendo às demandas da comunidade local e promovendo a formação artística, a produção e a fruição cultural.

Visando apoiar o ente federado no planejamento da gestão e da manutenção das Estações Cidadania – Cultura, são desenvolvidos encontros de Ativação Regional, viabilizados pela Coordenação-Geral de Gestão de Equipamentos (CGGEQ) com apoio dos municípios. Em agosto de 2019, inicia-se o 4° Ciclo de Ativações Regionais. Fique atento: as datas e locais dos encontros são divulgadas na seção notícias deste portal. Para mais informações, envie e-mail para: getaopracas@cultura.gov.br

Visando o monitoramento do funcionamento das Praças, a CGGEQ conduz anualmente uma pesquisa com as Praças em funcionamento além de disponibilizar o sistema ePraças.